terça-feira, 6 de outubro de 2015

Quarta Noite da Novena de Nossa Senhora Aparecida - Maria: Mãe vivificada no Espírito Santo.

Pe. Ivani presidiu a 4ª noite da Novena da padroeira.

Trechos da reflexão proferida por ele:
Queridos fiéis, que bom estarmos em torno da Palavra de Deus para celebrarmos a quarta noite da Novena da padroeira, da paróquia e do Brasil.
Celebrar a Novena da padroeira é motivo de alegria, mas a alegria maior é estarmos juntos em torno da  Palavra, para fazermos a experiência de Deus, como fez Maria.
É motivo de alegria quando rezamos, porque nós reconhecemos que somos pequenos diante de Deus. E quando sentamos diante da  Palavra, estamos sendo discípulos. Discípulo é todo aquele que busca ouvir, entender e colocar em prática a Palavra, colocando-se como missionário. 
Para sermos missionários precisamos estar preparados para anunciar a pessoa de Jesus Cristo, por isto precisamos de formação. Ao sermos batizados, Jesus quis que fôssemos seus colaboradores.
A festa de Nossa Senhora Aparecida deve ser tempo de conversão. Conversão é mudança de mentalidade que as vezes impede que o Reino de Deus aconteça. Precisamos deixar-nos conduzir pelo Espírito, como Maria que ao ser  procurada pelo anjo, ela tenta dialogar com ele: " Mas como se fará isto..."Embora simples e humilde, ela tinha capacidade do diálogo e através do seu diálogo  com o anjo, ela deu seu "sim" a Deus. Ela foi instrumento para colaborar com o Pai, para que  a salvação entrasse no mundo. Esta também é nossa missão. E, missão é igual a trabalho e não  devocionismo.
Precisamos refletir:  O que a minha devoção a Maria, me ajudou ou ajuda a transformar, mudar e organizar o meu coração?
Nossa Senhora foi autêntica, não foi mulher coroada como rainha, mas foi coroada como serva que atenta a tudo atendia às necessidades de quem precisava.
Sou um cristão passivo ou minha participação na Eucaristia me faz ser melhor?
Não podemos ser cristãos só por devoção. Preciso ficar atento para ouvir e entender a Palavra, para depois partilhá-la. Quando Jesus curava uma pessoa, ela se levantava e o seguia.
Precisamaos nos livrar  do devocionismo que nos leva à esterilidade.Dentro da sociedade sempre encontramos uma causa para nossa indignação e pelo Evangelho, devemos  lutar a favor da mesma. Deus nos enviou para transformar o que pune e maltrata muitos irmãos.
Que esta Novena seja motivo para revisão do meu batismo: ser cristão por opção e convicção que faça a diferença no mundo!

































Nenhum comentário:

Postar um comentário